segunda-feira, 05 de setembro de 2016

Sindágua/RN e Fenatema realizam no RN fórum sindical nacional contra a privatização dos serviços de saneamento

O Sindágua/RN, através da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (Fenatema), trouxe para o Rio Grande do Norte o Fórum Nacional de Debates para discutir a conjuntura econômica, crise hídrica e o processo de privatização dos serviços de saneamento que se desencadeia a nível nacional. O evento contou com a participação dos presidentes de quatro centrais sindicais e dos sindicatos de trabalhadores em saneamento filiados nas mais diversas regiões do Brasil.

Para os participantes os desafios do movimento sindical e dos trabalhadores e trabalhadoras do setor são enormes, visto que os projetos “Ponte para o Futuro” e “Travessia Social” colocam o país no rumo da privatização. O primeiro promete uma reedição do “Programa de Desestatização” apresentado por Fernando Henrique Cardoso nos anos 1990; e o segundo, um guia para reorganizar as relações entre o Estado e o setor privado.

As propostas do Governo Temersinalizam para um único caminho: desmonte do Estado e a retirada dos direitos sociais e trabalhistas. Nos dois documentos a defesa da privatização é clara: o Estado deve transferir para o setor privado tudo o que for possível em matéria de infraestrutura.

Os trabalhadores do setor, representados pela Fenatema travam uma luta contra o processo de privatizações sinalizado pelo governo Michel Temer. Os participantes do evento declararam estar veementemente contrários a esta iniciativa.

“Se mexer com as empresas, falar que vai privatizar, fatalmente vamos fazer greve por tempo indeterminado", afirmou o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia (Fenatema), Eduardo de Vasconcellos, o "Chicão".

O evento foi importante para direcionar na luta nacional contra qualquer tipo de processo de privatização das empresas de saneamento, seja por venda de ações no mercado financeiro, formação de PPP- Parceria Público-Privada ou pela concessão dos sistemas de saneamento para a iniciativa privada.