quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PPP é privatização

FOTO: DIVULGAÇÃO Tribuna do Norte - Publicação: 2016-01-15

No dia 14 o Sindágua-RN e os trabalhadores da CAERN foram surpreendidos com a divulgação de uma reunião de secretarias do Governo Estadual que apontou quais seriam as áreas viáveis para implantação de PPPs, Parceiras Público-Privadas, incluindo o setor de abastecimento de água.

As PPPs são, atualmente, as formas de privatização mais utilizadas e podem ser também as mais cruéis e que mais prejuízos podem trazer para a sociedade, para o serviço público e para a Administração.

O Sindagua-RN, sempre vigilante e preocupado com a prestação do serviço de abastecimento de água e coleta de esgotos, buscando sempre a melhor forma de oferecer esse serviço à sociedade, não se cansa de levar essa preocupação a todos os seguimentos da sociedade, obtendo inclusive o compromisso de sua excelência o Governador do Estado Robson Faria, para manter a CAERN sempre pública e sem ingerências para que possa desempenhar bem a sua missão.

A inclusão dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos no rol das áreas viáveis para implantação das famigeradas PPPs, não honra o compromisso sabiamente assumido com a sociedade potiguar que não deseja amargar os mesmos dissabores que tantos outros já experimentaram com essa prática privatista.

Se essa prática realmente fosse capaz de trazer as soluções para os problemas crônicos do saneamento, não estaríamos presenciando o caos que viveu a SABESP, mesmo sendo uma empresa altamente lucrativa.

A partir da abertura do capital, a lógica da companhia passará a ser o lucro e a distribuição de dividendos entre os acionistas em detrimento dos investimentos necessários para a manutenção e a qualidade dos serviços.

Os resultados desse processo foram desastrosos, com redução de postos de trabalho, aumento das tarifas, falta de investimento e comprometimento da qualidade dos serviços que foram tão bem revelados durante a crise hídrica que castigou a vida do povo de São Paulo.

O Sindagua-RN tem sido incansável em perseguir a excelência na prestação do serviço e na defesa incondicionada do fortalecimento da empresa prestadora do serviço como empresa pública e livre de ingerência, com gestão profissionalizada.

A água é um direito de todos e não deve ser considerado apenas como um produto a ser comercializado. Cabe ao poder público assegurar que todos os seres humanos poderão ter acesso a essa água em quantidade e qualidade suficiente para assegurar a manutenção da vida. Isso não poderá ser garantido com implantação de PPPs.

O Governador do Estado já nos deu provas em outros momentos de que entende que a água é um bem de todos, e agora deverá fazer isso mais uma vez para assegurar a todos de que o seu governo defenderá sempre e em qualquer situação os legítimos interesses do povo potiguar e que não será justamente no ponto crucial, que trata do mais precioso bem, que o governador quebrará a sua palavra e o compromisso assumido com o seu povo.

Todos os caernianos e a sociedade deverão ficar muito atentos. Outras propostas e sugestões ainda poderão aparecer. Os males que as PPPs causam são bem conhecidos de todos nós. Deveremos estar sempre alertas contra todas as ameaças.

Governo lista áreas viáveis para PPPs
Tribuna do Norte - Publicação: 2016-01-15

Secretários do Governo do Estado participaram ontem (14) de uma reunião na qual foram apresentadas às áreas em que o Executivo estadual pretende fechar Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessões de serviços públicos à iniciativa privada. Saúde pública, abastecimento de água, manutenção e recuperação de rodovias e o sistema prisional foram áreas listadas, segundo estudos feitos e apresentados ontem.

Segundo estudos apresentados seriam viáveis PPPs para uma nova estrada de acesso à praia de Pipa, um dos polos indutores do turismo no Rio Grande do Norte; para uma terceira ponte sobre o rio Potengi, e para a construção de um novo hospital de trauma, promessa de campanha de Robinson Faria. “Temos uma agenda de metas e estamos trabalhando forte para alcançarmos resultados. Buscamos um novo modelo de governança focado nos resultados e na eficiência dos serviços públicos”, comentou o governador Robinson Faria.

Governador discute possibilidade de novos investimentos por meio de PPP’s
Tribuna do Norte - Publicação: 2016-01-14

O governador Robinson Faria reuniu parte dos secretários da administração estadual, nesta quinta-feira (14), para avaliar possibilidades de parcerias público privadas (PPP's) e concessões que venham a proporcionar investimentos e melhorias nos serviços públicos.

Tal reunião aconteceu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e tratou de ações concretas para áreas críticas como sistema prisional, Saúde, abastecimento de água, mobilidade e recuperação e manutenção de estradas.

O Governo quer oferecer respostas rápidas, eficientes e de menor custo às demandas dos vários setores da sociedade e dotar o Rio Grande do Norte de melhor infraestrutura para novos negócios que venham a gerar oportunidades de trabalho e renda.