-feira, 00 de mes de 2016

CAERN apresenta nova contraproposta para o ACT 2015/2016
Após longa reunião de negociação, a CAERN recua em reajuste de 5% que achatava salário da categoria e propõe 10%.

Na reunião de negociação para o Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017 do dia 12/07, a CAERN apresentou inicialmente uma nova contraproposta que se diferencia da anterior apenas pelo aumento do reajuste de 5% para 9,83%, mantendo todas as demais cláusulas como havia proposto nas reuniões anteriores. Após exaustivo debate e muitos argumentos da Comissão dos Trabalhadores, a diretoria da CAERN resolveu estender para 10% o reajuste salarial, vale refeição e cesta natalina.

Dessa reunião também ficou acordado que a CAERN não excluiria a possibilidade de acatar a reivindicação de pagamento em pecúnia do vale transporte, mas seria necessário discutir em comissão os termos da redação, de forma que garanta a devida segurança jurídica. Para tanto, ficou acertado que seria formada até amanhã, dia 13/07, uma comissão com início e fim destas discussões para apresentar a forma adequada de assegurar este benefício.

Da mesma forma também serão formadas mais duas comissões, sendo uma para discutir a forma de implantação de jornada de trabalho alternativa para empregados que trabalham em escalas de revezamento, e outra para discutir o tema Saúde e Segurança do Trabalhador, iniciando com uma reunião com a diretoria da CAERN, com a presença do setor de segurança, setor de compras e técnicos de segurança das regionais através de teleconferência.

O último assunto que se esperava ser o de maior embate foi o Plano de Cargos, onde já apresentamos a intenção do trabalhador de não negociar sobre esse assunto, considerando que o ACT anterior já havia definido tudo. Porém a CAERN alegou que recebeu uma intervenção do Ministério Público que solicitou o Projeto do Plano e, em seguida, o devolveu com várias recomendações.

Conforme esclareceu a diretoria da CAERN e os membros da Assessoria Jurídica da Empresa presentes, havia a necessidade de responder ao Ministério Público e fazer algumas alterações para que a implantação pudesse ocorrer.

Ficou o compromisso da CAERN que fosse enviado imediatamente para o Sindágua/RN as recomendações do Ministério Público e, que até a próxima semana, a Empresa também enviaria o documento de resposta de sua Assessoria Jurídica ao Ministério Público. Logo em seguida, o documento do Plano seria devolvido para a Comissão de Revisão para as devidas correções. Procuramos o presidente da Comissão de Revisão do Plano e obtivemos dele o compromisso de envidar todos os esforços possíveis para concluir os trabalhos de correção em três reuniões.

Após reunião, a Comissão dos trabalhadores vai divulgar amanhã, dia 13/07, o cronograma de reuniões nos locais de trabalho e as realizações das assembleias nas regionais para a categoria avaliar e deliberar sobre a contraproposta da CAERN.

A Contraproposta da CAERN na integra será publicada amanhã, dia 13/07, quando a Empresa vai enviar ao Sindágua/RN o documento com resposta para as cláusulas da pauta de reivindicações da categoria.