quinta-feira, 13 de julho de 2017

Acordo Coletivo será julgado em Dissídio

Acordo Coletivo será julgado em Dissídio
Sem negociação ou mediação da SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego o Acordo Coletivo será arbitrado em Dissídio. Ontem, dia 12, mostrou que a CAERN quer impor a judicialização do Acordo Coletivo sob o argumento da "segurança Jurídica". A Comissão dos Trabalhadores apresentaram as vias legais para direcionar as negociações de forma direta e pela via da mediação na SRTE soluções estas defendidas pela categoria na parada de advertência, mas a Empresa se mostrou irredutível nesta questão.

A luta começou pela manhã com a Comissão dos Trabalhadores se encaminhando na audiência de conciliação na SRTE. Contudo a CAERN não enviou representantes nem enviou qualquer comunicado para a reunião em um flagrante desrespeito a instituição e a categoria.

No início da tarde, a Comissão dos Trabalhadores recebeu convite da CAERN para uma reunião sobre o Dissídio envolvendo a diretoria e o presidente da Empresa, Marcelo Toscano. Mais uma vez ficou patente que a Companhia se recusa a negociar diretamente com os trabalhadores. O debate foi exaustivo com os representantes da categoria que apresentaram fatos, dados e argumentos que mostram a possibilidade de negociação direta com a categoria ou com mediação na SRTE. Porém, a Empresa segue na tese que para se ter a "Segurança Jurídica" é necessária a "negociação" via Dissídio.

A CAERN ainda apresentou uma proposta envolvendo as cláusulas econômicas as quais se recusou a negociar com a comissão dos trabalhadores. A Empresa se resumiu a afirmar que esta proposta será formalmente apresentada na audiência inaugural do Dissídio está marcada para hoje, dia 13/07, às 11h, no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Trata-se de uma proposta mais detalhada e extensa que a primeira apresentada na reunião em que a Empresa comunicou havia protocolado o pedido do Dissídio e que continua a não atender a pauta reivindicações da categoria.

Depois de muita insistência e resistência da bancada dos trabalhadores, a CAERN abriu a possibilidade de melhorar os valores do Vale Alimentação e que qualquer outra modificação no Acordo Coletivo depois de homologado poderá ocorrer por aditivos desde que seja de consenso entre as partes.

A CAERN se esquece que em Dissídio há espaço e tempo reduzido para negociação. Trata-se de um julgamento na qual a direção do Sindágua/RN vai defender os interesses da categoria previstos da pauta de reivindicações.

Os trabalhadores devem aguardar mobilizados as convocações de luta.

Todos Juntos pelo Acordo Coletivo de Trabalho!
Unidos somos fortes!