segunda-feira, 14 de gosto de 2017

ACT 2017/2018: Comissão dos Trabalhadores entrega a contraproposta para a CAERN

A Comissão dos Trabalhadores entregou na tarde de hoje, dia 14/08, a contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 para a CAERN. De forma inovadora o documento não apenas reivindica, mas também mostra os meios e os recursos necessários para atender as reivindicações que possuem impacto financeiro.

Trata-se de uma demonstração de quem busca o consenso na negociação. Agora cabe a representação patronal aproveitar a oportunidade para rever seu posicionamento para atender da melhor forma quanto possível as reivindicações dos caernianos.

A resposta a contraproposta dos trabalhadores será prevista para ser apresentada pela CAERN na próxima reunião que está agendada para sexta-feira, dia 18/08, às 8h, na sede da Empresa. Juntos somos fortes!

Confira abaixo a Contraproposta da Comissão dos Trabalhadores

A Comissão dos trabalhadores entende e aceita levar para a categoria a proposta apresentada pela CAERN com as alterações sugeridas a seguir:

1 – Reajuste Salarial: 6% (seis por cento) resultante da inflação acumulada de 3,987% apurada pelo INPC de maio de 2016 a abril de 2017 acrescido de um ganho real de 2,013%;

Memória de cálculo:
Reajuste Salarial: Folha de pagamento R$ 12.064.513,33 + Encargos sociais 3.715.676,02 = 15.780.189,35 x 6% = 946.811,35 / 20.737.101,08 implicando em um comprometimento em relação a arrecadação de 0,045657% mensal;

2 – Vale-Alimentação/Refeição – R$ 850,00 baseado na variação da Cesta Básica de 10,28% que implicará em 9,76%, ou seja, inferior ao índice apurado.

Memória de cálculo:
Vale-Alimentação: R$ 850,00 – R$ 774,40 = R$ 75,60 x 2.300 func. = R$ 173.880,00 / R$ 20.737.101,08 implicando em um comprometimento em relação a arrecadação de 0,008380% mensal.

2.1 – A Cesta Natalina será pago na proporção de 50% do valor mensal do Vale-Alimentação/Refeição passando para o valor de R$ 425,00.

Memória de cálculo:
Cesta Natalina – R$ 425,00 – R$ 119,17 = R$ 305,83 x 2.300 func. = R$ 703.409,00 / 12 meses = R$ 58.617,42 / R$ 20.737.101,08 implicando em um comprometimento em relação a arrecadação de 0,002826% mensal;

2.2 – Ajuda de Custo para escala de revezamento/Turnos Ininterruptos: R$ 180,00 mensais, correspondendo a R$ 12,00 por dia de serviço.

2.2.1 - A CAERN se compromete a formar uma comissão para estudos do turno ininterrupto.

Memória de cálculo:
Ajuda de Custo para Turnos Ininterruptos: R$ 180,00 – R$ 78,34 = R$ 101,66 x 414 func. = R$ 42.087,24 / R$ 20.737.101,08 implicando em um comprometimento em relação a arrecadação de 0,002029% mensal;

3 – Promoção por Mérito – Mantém a cláusula conforme Acordo Coletivo vigente;

Memória de cálculo:
Promoção por Mérito: R$ 5.810.282,27 x 5% = R$ 290.514,11 / R$ 20.737.101,08 implicando em um comprometimento em relação a arrecadação de 0,014009% mensal / 12 x 5 meses = 0,005837%;

Resumo das cláusulas financeiras:

Reajuste Salarial: 0,045657%
Vale-Alimentação/Refeição: 0,008380%
Cesta Natalina: 0,002826%
Ajuda de Custo: 0,002029%
Promoção por Mérito: 0,005837%
TOTAL: 0,064729% mensal no comprometimento da arrecadação

3 – Curva da Maturidade: A CAERN se compromete a criar uma comissão com o objetivo de analisar e implementar ações de melhoria nos indicadores da área comercial cujo retorno deverá ser destinado um percentual para zerar a curva de maturidade de todos empregados contemplados por este benefício a partir de dezembro de 2017;

4 - Plano de Cargos – A CAERN se compromete a realizar implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração somente após análise e aprovação pela categoria.

4.1 – Transcorrida a aprovação da categoria, a CAERN implantará o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração no prazo de 90 (noventa) dias após homologação na SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

4.2 - Mesmo que o novo PCCR – PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO seja implantado neste exercício, as promoções previstas para dezembro/2017 obedecerão a sistemática atualmente praticada.

5 – Vale-transporte em Pecúnia – A CAERN se compromete a formar uma comissão para estudar e implantar o Vale-Transporte em Pecúnia dentro de um prazo de 90 dias a partir da assinatura do Acordo Coletivo 2017/2018. O benefício será implantado com respaldo da Reforma Trabalhista;

6 - Jornada de Trabalho – Manter a Cláusula do ACT 2016/2017, contudo a CAERN se compromete junto ao Sindágua/RN a formar uma Comissão Paritária para estudar e implantar o turno ininterrupto dentro de 90 dias;

Justificativa: Atualmente, a cláusula que rege a jornada do turno de revezamento fere várias leis trabalhistas. Dessa forma, é necessário que haja um entendimento para corrigir as distorções existentes.

7 – Licença prêmio por tempo de serviço: para cada 10 anos 30 dias, até 30 anos.

8 – Indenização por acidente de trabalho: Valor de 35 pisos salariais de acordo com a tabela de salários vigente da empresa;

9 – Expediente corrido para atendentes: a jornada de trabalho será de 6h (seis horas) diárias.

10 – Seguro obrigatório: Atualizar o seguro de vida para o custo mínimo de R$ 5,00 (cinco reais) por empregado/mês.

11 – Empresa Cidadã – A CAERN se compromete a conveniar-se ao Programa Empresa Cidadã e repassar os benefícios e incentivos decorrentes aos seus empregados: Vale-Cultura, Licença Maternidade, entre outros;

12 – Auxílio Educação: mantém as condições do Acordo Coletivo alterando os valores do Auxilio Creche para R$ 250,00 e do Auxílio Educação R$ 250,00;

13 – Diária de Viagens – A CAERN se compromete a implantar um novo sistema de Diárias com estudo nas sedes regionais e implantação até novembro de 2017;

14 – Fracionamento de Férias – A CAERN se compromete a fracionar em até três vezes as férias para qualquer empregado independente de idade a ser ajustada de comum acordo com a concordância da chefia imediata;

15 – Prêmio Aposentaria – A CAERN se compromete a manter um Prêmio Aposentadoria referente a três pisos da categoria vezes os anos de trabalho limitado a 35 anos e sem limite de tempo de aposentadoria;

16 – Conselho de Administração – A CAERN se compromete a realizar a eleição com os mesmos critérios utilizados para a eleição do Representante dos Trabalhadores no Conselho de Administração da CAERN tendo como eleitos um represente para cada 1 mil trabalhadores e seus respectivos suplentes.

17 – MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLÁUSULAS – Mantém as demais Cláusulas previstas no Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017.

COMISSÃO DOS TRABALHADORES