sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Trabalhadores aprovam proposta da CAERN, mas com ressalvas

Os trabalhadores aprovaram em assembleias simultâneas realizadas na tarde de hoje, dia 24/08, por absoluta maioria, a proposta da CAERN para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018. Porém, esta aprovação vem com ressalvas, uma vez que existem alguns pontos que precisam ser melhor discutidos junto a Empresa durante a audiência de conciliação marcada para amanhã, dia 25/08, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região.

As assembleias foram realizadas nas regionais com excelente participação dos trabalhadores. No geral a proposta da CAERN não foi considerada das melhores, mas a categoria encaminhou pela aprovação reconhecendo os avanços em vários itens negociados diante de uma conjuntura adversa da economia nacional, a crise hídrica que o Estado atravessa com vários reservatórios em colapso e o clima de instabilidade política.

Ainda foi amplamente reconhecida a dedicação e competência da Comissão dos Trabalhadores e da direção do Sindágua/RN para sair de uma situação em que se quer havia a possibilidade de negociação para chegar uma proposta da CAERN digna com avanços econômicos, sociais e de ampliação da representatividade sindical. A forma inovadora de negociação e da realização das assembleias realizadas de forma simultânea fizeram a diferença nas conquistas e na mobilização dos trabalhadores.

O que deixou a desejar na proposta da CAERN foram alguns itens que os caernianos consideraram importantes para uma nova discussão. O Plano de Cargos, Prêmio Aposentadoria, implantar prazos nas Comissões propostas e a questão da representação dos trabalhadores no Conselho de Administrado da Empresa foram alguns deles.

Estes pontos serão levados e discutidos durante a audiência de mediação no TRT para se chegar a um consenso sobre o Acordo Coletivo. A categoria deve continuar mobilizada pela definição dos rumos da luta.

Parabéns aos trabalhadores pela presença e participação nas assembleias que em muito contribuiu para a luta dos direitos e conquistas a categoria. Juntos somos fortes!

Resultado final da votação dos trabalhadores

Ressalvas que serão apresentadas e discutidas para a CAERN no TRT

Plano de Carreira:
> Curva de maturidade;
> Promoção;
> Qualificação.

Aposentadoria:
> Retirar barreiras.

Companheiros Silva e Baracho:
> Resolver pendências.

Comissões de negociação:
> Implantar prazos para implantação.

Conselho de Administração da CAERN:
> Ampliação da representação dos trabalhadores.