segunda-feira, 04 de setembro de 2017

ACT 2017/2018 é homologado no TRT/RN
Foi homologado na manhã de hoje, dia 04/09, o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 no Tribunal de Justiça do Trabalho da 21a Região.

Trata-se de uma vitória para a categoria que assegurou importantes avanços em seus benefícios e direitos sem abrir mão da negociação envolvendo a direção do Sindágua/RN e a Comissão dos Trabalhadores que são os representantes legitimamente constituídos para esta finalidade. A homologação desmistifica vários entraves ocorridos em negociações de Acordos Coletivos passados e fortalece a luta dos caernianos para novas conquistas futuras.

Antes da homologação, o Acordo Coletivo 2017/2018 passou por uma ampla revisão jurídica e redacional feita de forma conjunta pela direção e assessoria jurídica do Sindágua/RN e da Caern. O trabalho foi necessário para que não fossem cometidos equívocos verificados em Acordos anteriores.

Os trabalhadores reconhecem que apesar de todas as dificuldades o Acordo Coletivo de Trabalho tem conquistas importantes com avanços nos benefícios e direitos. Em um cenário de crise hídrica com sistemas de abastecimento em colapso, recessão econômica e dilemas políticos e institucionais ainda por serem resolvidos foi um Acordo Coletivo digno para a categoria que diariamente supera estas e outras dificuldades pelo fortalecimento da Caern.

O Acordo Coletivo não se encerra com a homologação no TRT/RN. Foram criadas comissões para discutir em 90 dias a previdência complementar, incentivo à fiscalização e produtividade, turnos ininterruptos de revezamento e adesão da Caern ao Programa Empresa Cidadã. Os trabalhadores devem acompanhar o processo de discussão e cobrar a conclusão dos trabalhos.

Os caernianos saíram ainda mais fortalecidos desse processo uma vez que o dilema do Dissídio Coletivo está desmistificado. Não há o que temer na luta quando o trabalho sindical é pautado pela legalidade, transparência e credibilidade.

A nova gestão do Sindágua/RN se mostrou preparada para superar os desafios que se apresentam e isso muito se deve a unidade e determinação dos trabalhadores que acreditam e confiam no trabalho desenvolvido pelo Sindicato. Estão igualmente de parabéns a Comissão dos trabalhadores e a nova assessoria jurídica do Sindicato pela habilidade de negociação e pelo amparo legal do pleito dos caernianos.

O Acordo Coletivo de Trabalho estará em breve disponível no site www.sindaguarn.com.br

Juntos somos fortes!