sexta-feira, 03 de novembro 2017

Entidades repudiam alterações na Legislação Nacional de Saneamento Básico pelo Governo Temer

Por meio de oficio, entidades de classe de todo o país manifestaram repúdio à forma como o Governo Federal, capitaneado pelo Ministério das Cidades, pretende encaminhar alterações na Legislação Nacional de Saneamento Básico, notadamente na Lei no 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e a política federal de saneamento básico e da Lei no 9.984/2000 que dispôs sobre a criação da Agência Nacional de Águas – ANA. As instituições, entre as quais o Sindágua/RN, não admitem que qualquer alteração na legislação federal atual do saneamento básico seja feita sem um amplo debate envolvendo os vários segmentos sociais que debatem o tema.

Segue abaixo o ofício encaminhado no dia 2 de novembro de 2017 pela Frente Nacional em Defesa do Saneamento ao Ministro das Cidades, Bruno Araújo:

São Paulo, 1 de novembro de 2017.

Ao Excelentíssimo Senhor Dr. Bruno Araújo MD MINISTRO DAS CIDADES Brasília – DF

Excelentíssimo Senhor Ministro As entidades abaixo assinadas integrantes da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA e do Conselho Nacional das Cidades – ConCidades, vem por meio deste manifestar seu total repudio à forma como o Governo Federal, capitaneado pelo Ministério das Cidades, pretende encaminhar alterações na Legislação Nacional de Saneamento Básico, notadamente na Lei no 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e a política federal de saneamento básico e da Lei no 9.984/2000 que dispôs sobre a criação da Agência Nacional de Águas – ANA.

Observamos que o processo de construção da legislação atual do saneamento básico foi fruto de intenso processo de debate que mobilizou diversos agentes públicos, privados e da sociedade civil, incluindo aqui os movimentos sindical e popular, na perspectiva de se avançar num marco legal que considerasse as várias percepções e visões acerca do tema, tão crucial para o desenvolvimento social e econômico do País.

Todo esse processo retirou o saneamento básico da letargia que viveu durante décadas seguidas: sem legislação, sem financiamento e, sobretudo, sem participação social, essa última garantida a partir da criação do Ministério das Cidades, de sua Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Conselho Nacional das Cidades, da realização das Conferências Nacional das Cidades, da criação dos Comitês Técnicos de habitação, mobilidade e saneamento ambiental, entre outros.

Não podemos e não vamos admitir que qualquer alteração na legislação federal atual do saneamento básico seja feita sem um amplo debate envolvendo os vários segmentos sociais que debatem o tema.

Nesse sentido, solicitamos a suspensão da reunião marcada para 07 de novembro de 2017 e a abertura de ampla discussão com a participação de representantes de entidades que integram o Conselho Nacional das Cidades-ConCidades e a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental-FNSA, além de outras entidades e o público em geral interessado na área de saneamento básico, que vise qualquer modificação na leis que estabelecem as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico e da Lei de criação da ANA, bem como a continuidade na implementação das ações propostas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico-Plansab.

Assinam:

· Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal – Apcefs – (26 Estados).

· Central de Movimentos Populares – CMP

· Central Única dos Trabalhadores - CUT

· Confederação Nacional de Associações de Moradores – CONAM

· Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU