segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia da Consciência Negra
Mas você sabe o por quê desta comemoração? Ou sobre o que se trata? Veja agora o que é esse movimento e a grande importância que ele teve na história do Brasil.

SINDAGUARN.COM.BR
Secretaria de Comunicação do Sindágua/RN

A cada dia 20 de novembro de cada ano, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. Mas você sabe o por quê desta comemoração? Ou sobre o que se trata? Veja agora o que é esse movimento e a grande importância que ele teve na história do Brasil.

O início

Em 20 de novembro de 1695, morria no Brasil o simbolo maior da luta contra a escravidão, o Zumbi dos Palmares. Este homem ficou conhecido como sendo a liderança mais importante na luta pela liberdade dos escravos que viviam no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga no estado de Alagoas. O Quilombo recebia muito escravos, tendo um período que chegou a ter por cerca de 20 mil pessoas. A maioria sendo os negros, mas também existindo índios e brancos que lutavam pela mesma causa.

Motivo da escolha da data

A data de comemoração da Consciência Negra foi escolhida justamente por causa da morte de Zumbi. Uma vez que os palmarinos foram exemplos da força, bravura e luta pela resistência da escravidão. Sendo a Lei 12,519/2011 a que representa e ratifica essa data. Outra razão para se escolher essa data foi porque a Rainha Isabel em 13 de maio de 1888, assinou a Lei Áurea, que significava o fim da escravidão no Brasil. A partir dessa data todos os escravos deveriam ser libertos. Mas foi a sociedade real portuguesa a principal responsável pela escravidão no Brasil e escolher a data em que ela assinou essa Lei seria um abuso, como se a liberdade tivesse sido um presente, um favor por parte do povo branco. Portanto, escolheu-se uma data que melhor representasse a luta vivida por todos os negros pela liberdade, escolheu-se uma data que simbolizasse que a liberdade não foi um favor, mas sim uma luta por um direito, por uma vida melhor.

Razão do Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma forma de integrar a raça negra em meio a sociedade brasileira, lembrando toda a luta e sofrimento que esse povo passou para poder ter seus direitos como ser humano respeitado. É uma forma de combater o racismo que mesmo depois da libertação não fez com que os negros recebessem o respeito que eles merecem. E também demonstrar a importância da população negra para a cultura e desenvolvimento da nação brasileira. A semana em que a data cairá no calendário, é conhecida como a semana da Consciência Negra e pelo Brasil vários eventos acontecem demonstrando a importância dessa raça. Assuntos como inclusão dos negros no mercado de trabalho, cotas em universidades, discriminação por parte da polícia, moda e beleza negra, entre outros, são os assuntos tratados com mais ênfase durante essa semana.

 

   
Mais informações?
Entre em contato com o SINDAGUARN.COM.BR, mande seu recado, envie sua crítica ou sugestão. Enviar.