sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Sindágua/RN realiza palestra sobre a reforma trabalhista

O Sindágua/RN realizou no dia 23/11 palestra sobre a Reforma Trabalhista e seus impactos no dia a dia dos trabalhadores.O tema foi abordado pelo mediador da SRTE – Superintendência do Trabalho e Emprego, Dr. Cláudio Gabriel. Segundo ele, a grande a Reforma Trabalhista modificou profundamente as relações de trabalhistas no Brasil e para pior. O Cláudio Gabriel explicou que a retirada de direitos em nome da modernização das relações de trabalho e da empregabilidade na verdade vai empobrecer ainda mais a população. “A ocupação pode até aumentar a médio e longo prazos, mas a qualidade do emprego vai diminuir drasticamente pelos baixos salários e pelas precárias condições de trabalho”, falou o mediador da SRTE.

A palestra ainda oportunizou o debate sobre a nova lei da terceirização e suas implicações para o serviço público. Para Cláudio Gabriel o momento é união dos trabalhadores em torno das entidades sindicais que os representam. “Apenas com a classe trabalhadora organizada poderá fazer frente aos efeitos da reforma trabalhista em seus direitos e conquistas. As convenções coletivas e acordos coletivos ganham força de lei e isso reforma a necessidade de fortalecer os sindicatos com filiações e outras formas que também garantam o financiamento da luta coletiva de classe”.

Após discutir os vários aspectos da reforma trabalhista foi facultada aos participantes realizassem seus questionamentos sobre o tema. Foi um momento esclarecedor sobre as novas regras dos contratos de trabalho, jornada, trabalho intermitente, ente outros pontos itens da reforma.

Para o presidente do Sindágua/RN, Ricardo André, a realização da palestra atendeu a uma demanda dos trabalhadores, que ainda possuem muitas dúvidas sobre o tema. “Recebemos solicitações de caernianos para que esta palestra seja realizada em Mossoró/RN. Vamos ver a disponibilidade do palestrante e agendar a realização do evento.”

A palestra atingiu um número significativo de representação dos trabalhadores da CAERN na capital e do interior do estado. Também estiverem presentes representantes de diversas entidades sindicais, entre as quais CTB/RN, Sindicato dos Servidores Municipais de Parnamirim, e Sindtêxtil/RN. A palestra será veiculada na íntegra pelo site do Sindágua/RN www.sindaguarn.com.br, redes sociais sindicais (Facebook, Instagram e twitter), bem como pelo aplicativo WhatsApp.