quinta-feira, 01 de fevereiro de 2018

Governo do Estado descarta mais uma vez a privatização da Caern

Em reunião realizada na tarde de hoje, dia 01/02, a equipe do governo do estado acompanhada pela direção da Caern descartou mais uma vez que tenha intenção de privatizar a Caern. A declaração foi recebida pela direção do Sindágua/RN que havia solicitado esta audiência para receber esclarecimentos do Governo Robinson Faria sobre a uma suposta proposta de privatização da Caern encaminhada por técnicos do Tesouro Nacional que analisam os ativos para a liberação de empréstimo pelo Governo Federal para sanar as finanças do Estado.

A chefe de gabinete da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha, que representou na reunião o Governador Robinson Faria reiterou de forma contundente que a Caern não será privatizada. “A Empresa é a 'joia da coroa' de nossa administração. Não será a 'criatividade' de uma ‘noticia fantasiosa’ publicada pela imprensa que mudará esta realidade. O investimento em saneamento básico será o nosso maior legado ao Estado", disse Tatiana Mendes destacando que “a Companhia presta um relevante serviço social para o Estado que passa por uma grave crise hídrica”.

Para o Secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa Mendes, “não há o que dizer sobre o tema uma vez que nada de novo foi colocado pelo Estado. Continuamos reafirmando o compromisso assumido pelo Governo Robinson Faria com os servidores da Caern e com a sociedade potiguar pela continuidade do caráter público desta Empresa”.

O Secretário Cristiano Feitosa ainda elogiou a iniciativa da direção do Sindágua/RN em agendar a reunião. Ele colocou que “antes que fosse tomada qualquer medida ou crítica sobre o assunto, o Sindicato tratou de esclarecer as dúvidas. Isso mostra a responsabilidade desta gestão sindical”.

Por sua vez, o presidente da Caern, Marcelo Toscano, que esteve acompanhado pelos diretores da Empresa, disse que não recebeu o Governo do Estado qualquer inciativa para iniciar o processo de privatização. “O grau de complexidade para a venda da Companhia é enorme, demanda tempo, planejamento e recursos. O que o governador tem feito é o fortalecimento da Companhia através de investimentos com recursos próprios no setor de saneamento”, afirmou Marcelo Toscano.

A direção do Sindágua/RN saiu plenamente satisfeita da reunião após ouvir as declarações dos gestores do Governo do Estado e da Caern. “Entendemos que houve um mal entendido que foi devidamente esclarecido. Agradecemos a oportunidade para discutir o assunto para tranquilizar os servidores da Empresa e a sociedade potiguar sobre o futuro da Empresa”, afirmou o presidente do Sindágua/RN, Ricardo André.

O Secretário Geral do Sindágua/RN, Hélio Fábio, solicitou a ata da reunião. “O documento serve para registrar por escrito a renovação do compromisso do Governo do Estado pela continuidade da Caern 100% pública”, afirmou o dirigente sindical.

A direção do Sindágua esteve presente no encontro acompanhada e apoiada pelo vereador de Natal/RN, Dinarte Torres (PMB). Em depoimento durante a reunião, o parlamentar se prontificou em contribuir na luta pelo fortalecimento e manutenção da Caern 100% pública.

A categoria deve permanecer mobilizada e vigilante contra qualquer iniciativa de privatização da Caern seja pela venda de ações ou pela instituição de Parceria Público-Privada. Juntos somos fortes!!!