Previna-se contra o CORONAVÍRUS
O Sindágua/RN aconselha que todos os trabalhadores sigam as orientações para a prevenção do coronavírus.
A CAERN e SAAEs também estão tomando suas decisões para prevenir a doença. O melhor remédio contra o coronavírus é a informação.
Saiba mais sobre o Covid-19
O que é?
O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, descoberto em dezembro/2019, após casos registrados na China.
Como é transmitido?
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação é de pessoa para pessoa, por gotículas respiratórias ou contato com alguém infectado.
Quais os sintomas e tratamento?
Febre, tosse e dificuldade para respirar!
Ainda não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete.
• Usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar o contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo ou com o antebraço.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
No Brasil
O Brasil tem ao menos 234 casos confirmados. O Ministério da Saúde disponibilizou um app com informações sobre o Coronavírus como dicas, mapa de unidades de saúde e uma avaliação rápida sobre os sintomas. O app está disponível para Android e iOS.
Nome do App: Coronavírus – SUS
Fique atento
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe
O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.
Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.
Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.
Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.